Licença Creative Commons
Káio Rodovários

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CRISE NA BUSSCAR: Venda de unidade pode dar novo gás

O mês de outubro será decisivo para o grupo Busscar. Estão previstos três acontecimentos que podem ditar o futuro da fabricante de carrocerias de ônibus: o pagamento do 13° salário de 2009, a retomada da produção e a venda da unidade Tecnofibras, atual TSA.
Se confirmado, o negócio é considerado o primeiro passo rumo à saída para a crise que se arrasta desde 2008. Segundo o membro da comissão de trabalhadores da Busscar, João Luis Vieira, um grupo de empresários esteve ontem na Tecnofibras para fazer uma avaliação.
– A consultoria Virtus, responsável pelas negociações, recebeu cinco propostas para a compra. Os interessados serão conhecidos no dia 8, quando será escolhida a melhor opção.
A empresa joinvilense não se manifestou sobre o assunto. A consultoria usa um sistema chamado data-room, no qual a vendedora disponibiliza, em um ambiente físico ou virtual, documentos e informações para os compradores interessados.
– A venda da Tecnofibras deve ser finalizada até o dia 30 de outubro, para que em novembro possa ser retomada a produção na fábrica – afirma o presidente do Sindicato dos Mecânicos, João Bruggmann.
Com a operação, o grupo Busscar espera conseguir pelo menos R$ 60 milhões. O valor seria usado para pagar os cinco meses de salários atrasados, além de produzir as carrocerias destinadas ao projeto Guatemala, que envolve mais de 1,3 mil ônibus. Segundo Vieira, a empresa afirma que, em novembro, espera estar produzindo ao menos seis ônibus ao dia.
Para isso, quer incentivar os funcionários para que eles fiquem. Hoje, a Busscar conta com aproximadamente 1,6 mil funcionários, mas precisaria de 1,2 mil trabalhando em dois turnos para retomar a produção, segundo dados do sindicato.
O presidente do sindicato explica que os funcionários vão precisar ter paciência. Mesmo que a Tecnofibras seja vendida, especula-se que serão necessários quatro meses para que os atrasos de salário sejam resolvidos.
Para pagar parte do 13º de 2009, a empresa espera receber R$ 2,4 milhões da alienação de três terrenos do grupo até amanhã.

Tecnofibras
- Data da fundação: 1978
- Número de funcionários: 1.000
- O que produz: peças e acabamentos em plástico reforçado com fibra de vidro fornecidas tanto para a Busscar quanto para montadoras.
Joinville
 Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense

Pesquisar entre os meus parceiros

Pesquisa personalizada